|
|
|
Registros recuperados: 30 | |
|
|
GÓES, A. C. P.; GUEDES, M. C.. |
Este trabalho parte de um problema do presente, o alto consumo de bens materiais e seus desperdícios nas organizações públicas e privadas, e se propõe a oferecer diretrizes em educação ambiental para administrar e diminuir a produção de resíduos sólidos comuns, como papel, plástico, vidro e metal. Na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Estado do Amapá, desenvolve-se um programa de gestão ambiental, cuja ênfase no gerenciamento desses resíduos está em fase de implementação, com a construção de uma área para processamento do lixo produzido diariamente. Dessa forma, o objetivo geral deste documento é apresentar uma pequena abordagem sobre a evolução da questão ambiental, sugerindo ações para a redução do consumo de materiais diversos nas... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Resíduos sólidos.; Impacto ambiental; Educação ambiental; Ecologia humana.. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/929016 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
HAMMES, V. S.. |
Gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental. Norma ISO 14001. Alternativas de ação. Conceituação jurídica de energia elétrica. Corredores de mata. Falta d'água. Sistema zona de raízes. Jardim ecológico. Agricultura sustentável. Permacultura. Vida orgânica. Integração no organismo agrícola. Conversão para práticas agrícolas sustentáveis. Cultivo de plantas medicinais. Pecuária orgânica. Aqüicultura e meio ambiente. Desinfestação do solo com o uso de energia solar. Manejo da adubação-verde para a vivificação do solo no organismo agrícola. Utilização de lodo de esgoto na agricultura. Controle biológico. Controle natural de doenças e pragas agrícolas. Recuperação de áreas degradadas pela mineração. Enfrentando o problema do lixo. Famílias organizadas para a... |
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Educação ambiental; Desenvolvimento sustentável; Agricultura. |
Ano: 2002 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/13945 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
Sant`Anna, Luiz Guilherme Simões de; Silva, Luciane Aparecida Lemes da. |
This project has the goal of providing ecological awareness to students from Ramão Gomes Portão State School. This school is located in periphery of the city of Guaratinguetá. In this region there are three small streams connected to Cacunda Creek that further connects to Paraíba do Sul River, which is the main river of this city. Field research has been used as a way to stimulated students to develop ecological sense, since the problems had been presented to them and their solutions depend on student’s actions. Considering that they are living in the area, they are also polluting agents of those streams. Improvements in student’s actions during class periods have been observed such as reduction of water consumption at school and garbage/recycle selection... |
Tipo: Article |
Palavras-chave: Recursos hídricos; Sustentabilidade hídrica; Educação ambiental. |
Ano: 2007 |
URL: http://hdl.handle.net/2315/124 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
Batista, Getulio T.; Dias, Nelson W.; Targa, Marcelo S.. |
Resumo. Este projeto está centrado no objetivo principal de fortalecer a atuação de entidades do Terceiro Setor junto às suas comunidades fornecendo-lhes capacitação em técnicas inovadoras que incrementem a implementação de intervenções sustentáveis no meio rural, participação em práticas de conservação de recursos hídricos dentro de projetos de aplicação, através do desenvolvimento de material didático acompanhado de técnicas pedagógicas que promovam a compreensão dos conceitos e princípios a serem disseminados, equipamento para a realização de cursos e outras atividades similares, remuneração ponderada pela qualidade das atividades realizadas por essas entidades, compilação de resultados de outros projetos deste Programa para serem disseminados pela rede... |
Tipo: Other |
Palavras-chave: Conservação de água; Educação ambiental; Desenvolvimento sustentável; Water resources. |
Ano: 2006 |
URL: http://hdl.handle.net/2315/62 |
| |
|
|
Muggler,Cristine Carole; Pinto Sobrinho,Fábio de Araújo; Machado,Vinícius Azevedo. |
O solo é um componente essencial do meio ambiente, cuja importância é normalmente desconsiderada e pouco valorizada. Assim, é necessário que se desenvolva uma "consciência pedológica", a partir de um processo educativo que privilegie uma concepção de sustentabilidade na relação homem-natureza. Existem múltiplas formas, tempos e espaços de promover a educação para o meio ambiente a partir de uma abordagem pedológica; esse conjunto de conteúdos e métodos constituem a Educação em Solos, que é indissociável da Educação Ambiental. A Educação em Solos tem como principal objetivo trazer o significado da importância do solo à vida das pessoas e, portanto, da necessidade da sua conservação e do seu uso e ocupação sustentáveis. Assim como a Educação Ambiental, a... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Educação ambiental; Aprendizagem significativa; Relação homem-ambiente. |
Ano: 2006 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06832006000400014 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
O Plano para revitalização do rio São Francisco é coordenado pela Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - a Codevasf. Proteger as nascentes, controlar processos erosivos e promover a educação ambiental de comunidades ribeirinhas estão entre as ações previstas nesse plano. A Codevasf trabalha em parceria com essas comunidades para que elas também assumam parte da responsabilidade pela preservação do Velho Chico. Os proprietários rurais são convidados a colaborar com a execução do plano. Quando aceitam, eles participam das ações colocadas em prática na região coberta por sua propriedade. O engenheiro florestal da Codevasf, Sérgio Carvalho, fala sobre vários detalhes sobre as atividades desenvolvidas nos últimos anos para promover tanto a... |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Revitalização; Produtor rural; Nascente; Erosão do solo; Educação ambiental. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1069181 |
| |
Registros recuperados: 30 | |
|
|
|